O QUE SÃO OS CENSOS?
A forma mais antiga e também mais directa de conhecer o número de pessoas que habitam um determinado território, consiste na realização de uma contagem exaustiva dos indivíduos, a que se dá o nome de recenseamento ou, de uma forma mais abreviada “censo”.
Os Censos são tradicionalmente a contagem da população dum país a que, em época mais recente, se acrescentou uma mais profunda caracterização e um levantamento do parque habitacional.
É exactamente através dos Censos que o país fica a saber:
Quantos somos? – O número total de pessoas que vivem em Portugal de norte a sul, Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, e em cada uma das nossas cidades, vilas e aldeias;
Como somos? – A idade das pessoas, as profissões, os estudos que as pessoas têm;
Onde vivemos? – Os locais onde as pessoas vivem;
Como vivemos? – As características das habitações existentes em Portugal.
PARA QUE SERVEM OS CENSOS?
Através dos Censos é possível obter, para cada nível de detalhe geográfico (regiões, concelhos, freguesias, lugares, …) uma “fotografia” de todos os indivíduos residentes em Portugal e das condições em que habitam.
Os censos são uma fonte única e renovável que, caracterizando a população e o parque habitacional, surge como valioso instrumento de diagnóstico, planeamento e intervenção, em vários domínios:
Na definição de objectivos e prioridades para as políticas globais de desenvolvimento (investimentos em educação, saúde, habitação ou transportes, medidas de combate ao desemprego, melhoria das condições de habitação, distribuição de fundos a nível regional e local, …);
No planeamento regional e urbano (localização de escolas, hospitais, vias de comunicação, fábricas, etc.);
Nos estudos de mercado e sondagens de opinião;
Na investigação em ciências sociais e políticas (elaboração de estudos no domínio económico e social, …)
Assim, os dados recolhidos pelos censos, sobre a população e a habitação, são fundamentais para proporcionar, ao governo e às autarquias locais, informação básica indispensável à definição e execução das suas políticas. Revestem-se, por isso, do maior interesse para toda a sociedade.
Os resultados dos Censos são fundamentais para conhecer o presente e preparar melhor o futuro do País.